Tae Kwon-Do em Minas Gerais
Fechar Janela

O TKD chegou em Minas Gerais, em 1976 através do Mestre Pian. E um ano depois, chega a Minas Grais Mestre Chang Seon Lim, coordenador técnico de TKD. Visando desenvolver o TKD como esporte, foi preciso no primeiro momento filiá-lo ao Boxe. Nesta época, o pugilismo já era estruturado e, através desta parceria, criou-se um departamento técnico de TKD. A parceria durou de 1977 a 1984.

Para que o TKD crescesse como esporte, no entanto, era necessário criar uma organização independente, com uma estrutura capaz de dar suporte e reconhecimento técnico aos atletas e seus filiados. No dia 28 de fevereiro de 1984, tendo como principais fundadores Geraldo Soares Filho e Grão Mestre Chang Seon Lim, foi fundada a Federação de TKD do Estado de Minas Gerais, inicialmente com três clubes (Faixa Preta TKD Clube, Timbiras TKD Clube, Águia TKD clube).

Desde sua fundação, a FTEMG tem alcançado um maior número cada vez maior de atletas filiados. Hoje, somos 25 clubes, 60 academias, 150 vinculações e 40 mil atletas - sendo 4.000 faixas pretas. Minas Gerais está entre os três melhores estados do Brasil em nível técnico e o primeiro em organização.
No Pan Americano, foram sete medalhas conquistadas por atletas mineiros. Os lutadores filiados à FTEMG estão credenciados a participar do circuito oficial do COI, COB, CBTKD, WTF, PATU, além de contar com uma estrutura para organização de campeonatos, regulamentos e qualificação de atletas.