A CBTKD está participando da Expo Brasil Paralímpico, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que teve início nesta quarta-feira, 20, no São Paulo Expo. O evento é realizado em parceria com a 19ª Reatech, uma das principais feiras da América Latina voltadas para a promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Com o objetivo de divulgar o Movimento Paralímpico e conscientizar sobre a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência, a Expo destaca o papel do esporte como ferramenta de reabilitação, promoção da saúde, inclusão social e desenvolvimento pessoal.
A abertura do evento trouxe tanto aspectos teóricos quanto práticos do Movimento Paralímpico, com experimentações esportivas organizadas pelo CPB e pelas confederações, além de palestras gratuitas e apresentações no VII Congresso Paradesportivo Internacional, uma iniciativa do CPB para aproximar o conhecimento científico da prática esportiva.
Pela CBTKD, a Comissão Técnica do ParaTaekwondo, composta pelos técnicos Rodrigo Ferla, Alan Nascimento, pelo analista de desempenho Guilherme Felix e pela fisioterapeuta Elisa Pilarski, apresentou um artigo científico aprovado e publicado na renomada Revista Internacional de Medicina Esportiva. O estudo abordou como pessoas com deficiência acima do cotovelo enfrentam uma desvantagem competitiva, enquanto aquelas com membros mais longos têm uma vantagem física.
A presença de atletas como Carol Moura, medalhista de ouro no taekwondo nos Jogos de Paris 2024 (categoria até 65 kg), e Nathan Torquato, medalhista de ouro nos Jogos de Tóquio 2020 (categoria até 63 kg), também proporcionou uma rica interação com o público. "Eventos como esse são essenciais para evidenciar as capacidades das pessoas, e não as suas limitações, como muitas vezes é retratado em relação às pessoas com deficiência.
São oportunidades importantes para destacar suas qualidades, e não aspectos que tentam definir alguém", destacou Carol.Também marcaram presença o Secretário Geral da CBTKD, Carlos Eduardo Fandinho, o Diretor Técnico Henrique Precioso, e atletas em atividade, como Pedro Neves, medalhista de bronze na categoria acima de 80 kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.