A iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro faz parte dos cursos oferecidos na Academia Brasileira de Treinadores (ABT) e é realizada na modalidade de ensino a distância.
A qualificação contínua de treinadores e treinadoras é essencial para o crescimento do esporte e sucesso no cenário competitivo. Neste sentido, o Comitê Olímpico do Brasil lançou, nesta quinta-feira, 24, o Curso Fundamentos do Treinamento Esportivo (FTE), uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) ofertada para capacitar profissionais da iniciação esportiva até o alto rendimento, por meio da Academia Brasileira de Treinadores (ABT).
O evento, transmitido pelo Youtube do Time Brasil e mediado pela jornalista Daniela Boaventura, contou com a presença do Presidente do COB e treinador campeão olímpico, Paulo Wanderley, além de renomados profissionais do esporte, como Lucas Palermo, treinador campeão olímpico de vôlei de praia e Andrea Berti, treinadora integrante da equipe campeã olímpica de judô.
“Esse curso é especialmente importante para o esporte de alto rendimento, porque vai muito além do treinamento técnico e tático. Ele oferece formação em temas como liderança, gestão de equipes, comunicação, desenvolvimento pessoal, entre outros. Essas áreas são fundamentais para criar um ambiente no qual os atletas possam crescer de forma sustentável e atingir o máximo do seu potencial. O esporte de alto rendimento exige um nível de preparo que vai além das capacidades físicas; envolve também o preparo mental e emocional, o que é essencial em momentos decisivos das competições”, afirmou Paulo Wanderley.O curso Fundamentos do Treinamento Esportivo é uma resposta às necessidades de formação de treinadores, oferecendo um conteúdo acessível e de qualidade, que tem como um dos objetivos principais fornecer as bases teóricas, técnicas e metodológicas do esporte. Além disso, o curso, que é gratuito e realizado na modalidade de ensino a distância (EAD), abrange disciplinas divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências do Comportamento e Ciências do Treinamento Esportivo.O FTE terá uma carga horária mínima de 240 horas, com 200 horas dedicadas a disciplinas obrigatórias e 40 horas para disciplinas eletivas, permitindo que os participantes escolham conteúdos que mais se adequem às suas necessidades. Cada disciplina é enriquecida com videoaulas, apostila e artigos científicos, assegurando um aprendizado abrangente e atualizado.
Durante o evento de estreia, Lucas Palermo e Andrea Berti também falaram sobre os desafios e a importância da capacitação para exercer com excelência a função de treinador e treinadora de sucesso.
“Dentro da minha carreira eu sempre busquei conhecimento e ser o treinador da Duda e Ana Patrícia me fez querer ampliar isso para poder não só lidar com o nível técnico delas, como também aprimorar outras vertentes que a minha função pede. Porque, embora você tenha uma equipe multidisciplinar ao lado, cabe ao treinador tomar decisões e temos que ter o mínimo de capacitação para sermos assertivos”, disse Lucas.
“A minha formação como atleta olímpica, acadêmica, e a visão da Confederação em ter mulheres na equipe, me deu oportunidades e base para seguir na carreira de treinadora. Eu sempre procurei estar ao lado dos melhores, me capacitando, e o curso da ABT foi um marco na minha formação. Sem dúvidas o melhor que já fiz e que me ajudou a trabalhar com bastante excelência, tanto com a equipe do Pinheiros, quanto na seleção”, completou Andrea.
As inscrições para o curso Fundamentos do Treinamento Esportivo já estão abertas através deste link. Para mais informações, acesse a página do IOB, no site do COB.